LÍNGUA PORTUGUESA




Gincana de Língua Portuguesa
2º Desafio: “ A Cena e a Letra de Música”

Produção: Elaboração de uma paródia da música “Trem Bala” de Ana Vilela. Após a análise das imagens da S.A. 8 os alunos deveriam selecionar um tema proposto na situação de aprendizagem como mote para a escrita da letra da paródia.

Conteúdos e temas: leitura de imagens; narratividade nas letras de música; produção de letras de música: verso e rima; a combinação entre melodia e letra de música; produção de enredos a partir da leitura de imagens; retomada das características gerais do gênero “letra de música”; etapa de revisão de letra de música: reformulações necessárias.
Competências e Habilidades: analisar textos não verbais com traços de narrativa; reconhecer “rastros” de elementos da narrativa em gêneros textuais não narrativos; recontar uma narrativa por meio da produção de letras de música; refletir sobre o uso da língua como instrumento facilitador de diversas aprendizagens; reconhecer no texto indícios da intencionalidade do autor; produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o contexto no qual se inserem; utilizar o conhecimento sobre a língua (linguístico, de gênero etc.) para elaboração do texto narrativo; posicionar-se como protagonista de ações que contribuem para o bom aproveitamento do espaço escolar.

6º anos A e B
Professor responsável: Josiani
Fatos e Fotos





 



Confira os vídeos com as paródias!!




Gincana de Língua Portuguesa
1º Desafio: S.A. 7 “ O Conto e seus Possíveis Finais”
Conteúdos e temas: a revisão textual como etapa do processo de escrita; o trabalho coletivo na revisão do texto; elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, foco narrativo, enredo; estrutura do conto: clímax e desfecho; leitura de narrativas, com elaboração de enredos; ressignificação dos elementos da narrativa; indícios, inferências e hipóteses.
Competências e habilidades: interpretar o texto de forma a compreender o raciocínio autoral; ressignificar a aprendizagem do volume anterior, aplicando-a em nova Situação de aprendizagem; apresentar oralmente os resultados de uma análise em grupo; reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas; ler enunciados; compreender os comandos apresentados nos enunciados, seguindo orientações; fazer associações entre as partes do conto; inferir a partir das informações recebidas.
Série/ano: 6º anoas A e B
Professor responsável: Josiani

Fatos e Fotos 6º ano A


Contos selecionados:
  • Um Apólogo- Machado de Assis
  • Uma Galinha- Clarice Lispector
  • Menina Bonita do Laço de Fita-Ana Maria Machado
  • O Caso do Espelho- Ricardo Azevedo
  • A Menina dos Fósforos- Hans Christian Andersen
Etapas:
  •  Encontrar o conto escondido;
  •  Realizar a Leitura;
  •  Preencher a Ficha de Catalogação;
  •  Produzir o desfecho.

Detetives - Procurando os contos escondidos

Formação das equipes
  


Leitura do conto encontrado feita pelo líder


Leitura do conto feita pelo líder



Preenchimento de Ficha de Catalogação

  



Leitura do conto feita pela Líder







Preenchimento da Ficha de Catalogação
 2ª Etapa


  • Revisar a Produção Escrita;
  •  Reescrita;
  •  Apresentação do desfecho criado.




Fatos e Fotos 6º ano B
Contos selecionados:
  • Um Apólogo- Machado de Assis
  • Uma Galinha- Clarice Lispector
  • Menina Bonita do Laço de Fita-Ana Maria Machado
  • O Caso do Espelho- Ricardo Azevedo
  • A Menina dos Fósforos- Hans Christian Andersen
Etapas:


  •  Encontrar o conto;
  •  Realizar a Leitura;
  •  Preencher a Ficha de Catalogação; 
  •  Produzir o desfecho.

                











 2ª Etapa


  • Revisar a Produção Escrita;
  •  Reescrita;
  •  Apresentação do desfecho criado.















Confira alguns vídeos das apresentações!!!





Situação de Aprendizagem 2

"Rodas de Leitura e Pesquisa"


Conteúdos e temas: Roda de leitura - contexto e conteúdo; leitura de história sobre a situação fictícia (caderno curricular); leitura de crônicas; leitura de contos; elaboração de critérios para escolha de livros de leitura; fichas de catalogação de livros; gênero textual resumo.
Competências e habilidades: ampliar os conhecimentos sobre determinado autor para enriquecer as antecipações e interpretações de sua obra literária; utilizar como critério o conhecimento que se tem do autor para escolher um livro para a leitura; confrontar diferentes impressões e interpretações sobre o modo de escrever de determinado autor; compartilhar experiências leitoras; refletir sobre os critérios de seleção dos livros, ampliando-os ou modificando-os a partir de discussões coletivas; identificar problemas a partir da observação da realidade; confrontar diferentes impressões e interpretações sobre as características discursivas de determinado gênero literário.
Séries/Anos: 6º anos A e B
Professora responsável: Josiani

Fatos e Fotos -6º ano A

















Fatos e Fotos - 6º ano B













SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
ESCREVENDO NOTÍCIAS PARA O PROJETO
SÉRIE: 7 º anos A e B 

Conteúdos e temas: estudo do gênero “notícia”; leitura de notícias de jornal; escrita de notícias; análise das principais notícias de um jornal.

Competências e habilidades:  retomar os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero “notícia”; reconhecer diferenças e semelhanças entre gêneros de mesma tipologia; identificar gêneros textuais mesmo que desconectados de seu contexto mais usual; identificar valores de dada cultura e sociedade em notícias de jornal.












1º Dia- 2º Semestre- 2018
Acolhimento
  Dinâmica: Sonhos

Objetivos: Fazer com que os alunos reflitam sobre a responsabilidade de seus atos durante seus relacionamentos.
Materiais necessários: balões coloridos, pedaços de papel e caneta.
Desenvolvimento: Distribuição de um balão para cada aluno. A professora pediu para que os alunos pensassem nas coisas boas que ainda pretendem realizar: sonhos, anseios, sonhos materiais ou conquistas pessoais. Mentalizando tudo isso, cada um deveria escrever no papel um sonho a ser conquistado e no verso do mesmo deveriam escrever algo que ainda precisam fazer para serem alunos melhores. Depois disso, cada um deveria encher o balão do "sonho" com o papel inserido no mesmo, empregando toda energia, vontade e força, ou seja, transferindo para o balão toda a "ação" necessária para o alcance de seus objetivos e metas. Após, deveriam atentar-se para os seguintes comandos: ao sinal da condutora, deveriam "administrar " os seus balões (sonhos) sozinhos. Depois de outro sinal deveriam ajudar outro colega a "cuidar" do sonho dele. Eram lembrados de que o desafio era manter todos os balões sustentados no ar! No último toque, deveriam colaborar com todos para evitar que seus "sonhos" estourassem ou caíssem no chão, porém com um dificultador: a professora tocaria em alguns alunos para saírem da roda, deixando a cargo de quem permanecesse a missão de sustentar todos os balões. Durante a dinâmica a educadora esclareceu que, dentro de cada balão, estão os projetos, os anseios de cada um e que agora todos foram responsáveis de alguma forma pelas "conquistas" de alguém. Por isso é importante saber que, assim como levamos conosco, sem estourar, nosso balão cheio de sonhos, na vida também teremos em nossas mãos pessoas com anseios e esperanças. Os alunos deveriam ficar conscientes de que todos apresentam fragilidades e virtudes, e, além disso, há sempre o que melhorar. Por fim, durante a socialização, cada um escolheu um balão de forma aleatória, estourando-o e lendo o que foi escrito, na oportunidade o dono do sonho se identificava.
Alunos envolvidos: 6º anos A e B
Profª responsável: Josiani

 

      

  

 


 



 

 





Fatos e Fotos
Situação de Aprendizagem 7 “ Produzindo uma crônica narrativa”
Descrição da atividade: Divididos em grupos os alunos analisaram os suportes de escrita: jornais, livros e revistas. Posteriormente observaram as diferenças e semelhanças entre esses suportes seguindo o roteiro de questões propostas no quadro organizativo do caderno do aluno. Por fim, socializaram suas análises. A presente atividade faz parte da S.A. 7 que culminará em produções escritas do gênero: crônica narrativa.
Alunos: 6º anos A e B
Professora: Josi


 





📕📙📘📗Compartilhando leituras...

Situação de Aprendizagem 4: " Procurando textos narrativos na biblioteca".
Descrição: A atividade tem como objetivo primordial o desenvolvimento da oralidade e competência leitora. Após a seleção de textos da tipologia narrativa, de gêneros diversos, como: contos, crônicas, narrativas de suspense, terror e mistério, os alunos puderam compartilhar as leituras que fizeram com os colegas e acrescentar suas impressões das obras apreciadas. 
Anos: 6º anos A e B
Professoras Responsáveis: Josiani- Língua Portuguesa
Sala de Leitura: Profª Eleana

Aluno Eduardo socializando narrativa lida.
Aluno Eduardo 6º ano A


6º ano A na Sala de Leitura



Aluna Letícia compartilhando seu livro. 
Aluna Isadora compartilhando seu livro.

Aluno Pedro socializando o livro: Histórias Extraordinárias- Edgar Allan  Poe


Aluno Henrique socializando sua leitura.

Aluna Lara- 6º ano A

Aluna Rute socializando suas impressões sobre o livro: A Busca


Aluna Sarah 


















📕📙📘📗Filme: The Fantastic Flying Books...

     Mr. Morris Lessmore

Situação de Aprendizagem 4: " Procurando textos narrativos na biblioteca".
Descrição- Seção: Oralidade. Análise de um filme curta-metragem no qual não há falas das personagens, entretanto elas agem na história, desenvolvendo assim o enredo. Houve intensa reflexão acerca do enredo da narrativa cinematográfica, extraindo dela ensinamentos e saberes ligados à linguagem, expressão, imaginação e importância da leitura. Em seguida, os alunos puderam escolher livremente um livro para iniciarem uma leitura deleite. 
Anos: 6º anos A e B
Professora Responsável: Josiani- Língua Portuguesa

Alunos do 6º ano A- Filme: The Fantastic Flying Books

Filme: Os fantásticos livros voadores.

Filme.

Seleção de livros para leitura deleite.

Momento de leitura.

Momento de leitura

Leitura deleite- 6º ano A.

6º ano A- Leitura Deleite.


Escolha de livros!

Momento- Leitura deleite- 6ºano A

Exibição do filme: The Fantastic Flying Books- Sala de Práticas 

6º ano B- Filme- Curta Metragem- " Os Fantásticos Livros Voadores"

Exibição do Filme- 6º ano B


Alunos do 6º ano B- Momento - Leitura deleite

Alunos: Yago e Santiago- 6º ano B

Alunas: Pâmela e Lúcia- 6º ano B




















Escolha de livros- 6º ano B


















Atividades da Profª Maísa ( 7ªA )

 Relatos e Autobiografia.


Atividades da Profª Maísa 





























Projetos e Atividades do 2ºSemestre de 2017

"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro."
Samuel Johnson

Projeto: Leitura Lúdica

Professoras responsáveis: Josiani, Roseli e Eleana.
Parceiros: Sala de Leitura e Unesp
Público-alvo: 6º e 7º anos
Objetivos gerais: Promover a leitura de forma lúdica, atrelada às sequências didáticas do currículo de Língua Portuguesa do 7º ano. Tais sequências sugerem a elaboração, divulgação e execução de um projeto de incentivo à Leitura realizado pelos alunos do 7º anos direcionado aos alunos dos 6º anos. Após estudo linguístico, leituras de textos, rodas de leitura e visita à sala de leitura para uma entrevista com a professora responsável, os alunos do 7º anos participaram das atividades do LudiBus (Projeto da Unesp).   


Divulgação dos projetos da Sala de leitura

Divulgação dos Projetos de Leitura

Divulgação dos Projetos de Leitura

Divulgando no 7º ano B

Divulgando os Projetos de Leitura




Divulgando os projetos de leitura para os alunos dos 6º anos

Adicionar legenda





Alunos realizando jogos educativos
Fantasias e atividades dentro do ônibus
Roda de leitura



Roda de leitura- Contos



Roda de leitura


Leitura de conto em voz alta feita pela professora 








Jogos, brincadeiras e muita diversão!


Jogos, brincadeiras e muita diversão! 

Jogos, brincadeiras e muita diversão!




Parceira nota 10! Professora Eleana- responsável pela Sala de leitura






Alunas do 7º ano A e professora Terezinha- parceira nas ações de incentivo à Leitura.










Mural de Poesias

Projeto: Concurso Zênite de Poesias- 8º anos A e B
Objetivos gerais: Ampliar a aquisição da competência leitora e escritora, estudar as caraterísticas do gênero poesia e linguagem poética.
Tema: Sonho e família
Parceiros: professoras Josiani, Clara, Laura e Denise Brabo.

Mural com as poesias


Professoras e alunas finalizando o mural


 









Projeto: "Semeando a leitura" - 7º anos


Projeto: "Semeando a leitura" - 7º Ano B


Professoras envolvidas: Terezinha, Josiani e Eleana

Aluno Felipe do 7º B indicando a leitura

Momento: Experiência de leitura

Aluna Jeniffer do 7º ano B indicando a leitura

Aluna Sara- 7º ano B
Aluna Gabriela- 7º ano B

Exibição do vídeo: The Fantastic Flying Books- curta metragem de Mr. Morris Lessmore
Projeto: Visita à fábrica- 8º e 7º anos

Um pouco sobre a história da marca Coca-Cola

Alunos do 8º Ano A

História da Coca-Cola 

Missão, visão e valores de uma empresa mundialmente reconhecida




Análise da publicidade da marca


Análise da publicidade da marca




Observação de sistema de tratamento de água desenvolvido na indústria

Aulas de Língua Portuguesa- 8º ano B


Exposição em mural de anúncios publicitários- 8º ano B

Mural- 8º ano B

Produções- Versão Final


Produção- Versão Final

Produção- Versão Final

Produção- Versão final

Produção- Versão final

Produção- Versão Final


Situação de Aprendizagem 4 " Produzindo anúncio publicitário" 8ºAno B

Elaborando os esboços dos anúncios

Análise e reelaboração das produções

Produção dos anúncios publicitários



Aulas de Língua Portuguesa- 7º anos


Apropriação do acervo da Sala de Leitura da escola

Roda de leitura de contos- S.A. 3 "Diferenças entre a linguagem oral e a linguagem escrita"

Leitura dramatizada de contos
Leitura de conto realizada pela professora Eleana- responsável pela Sala de Leitura da escola


Pesquisa de títulos de contos variados

Intervenção/ apoio para levantamento de informações 

Compartilhando leituras- Gênero: Contos- 7º ano B

Socialização de leituras de contos-7ºano B 

Compartilhando leituras- 7º ano B

Compartilhando leituras- gênero: contos- 7º ano A

Compartilhando leituras- 7º ano A

Socialização de leitura de conto- 7º ano A

Socialização de leitura de contos- 7º ano A

Compartilhando leituras- 7º ano A






Terça-feira, 22 de setembro de 2015



Praticando esportes:Volei- Profª Laura - 7ºanos

                                

































LEITURA DE CONTOS - PROFª VERIDIANA- 7º ANOS





 



                 





       








                                 ELETIVA "EU ESCRITOR" 
                             Professoras Lilamar, Veridiana e Salete




      

     







Roda de Histórias - 6º ano A - Professora Veridiana
































Nenhum comentário:

Postar um comentário