Gincana de Língua Portuguesa
2º Desafio: “ A Cena e
a Letra de Música”
Produção: Elaboração de uma paródia da música “Trem Bala” de Ana
Vilela. Após a análise das imagens da S.A. 8 os alunos deveriam selecionar um
tema proposto na situação de aprendizagem como mote para a escrita da letra da
paródia.
Conteúdos e temas: leitura de imagens; narratividade nas letras de
música; produção de letras de música: verso e rima; a combinação entre melodia
e letra de música; produção de enredos a partir da leitura de imagens; retomada
das características gerais do gênero “letra de música”; etapa de revisão de
letra de música: reformulações necessárias.
Competências e Habilidades: analisar textos não verbais com traços
de narrativa; reconhecer “rastros” de elementos da narrativa em gêneros
textuais não narrativos; recontar uma narrativa por meio da produção de letras
de música; refletir sobre o uso da língua como instrumento facilitador de
diversas aprendizagens; reconhecer no texto indícios da intencionalidade do
autor; produzir textos escritos de acordo com a situação comunicativa e o
contexto no qual se inserem; utilizar o conhecimento sobre a língua
(linguístico, de gênero etc.) para elaboração do texto narrativo; posicionar-se
como protagonista de ações que contribuem para o bom aproveitamento do espaço
escolar.
6º anos A e B
Professor responsável:
Josiani
Fatos e Fotos
Confira os vídeos com as paródias!!
Gincana de Língua Portuguesa
1º Desafio: S.A. 7 “ O Conto e seus Possíveis Finais”
Conteúdos e temas: a revisão textual como etapa do processo
de escrita; o trabalho coletivo na revisão do texto; elementos da narrativa: personagens,
tempo, espaço, foco narrativo, enredo; estrutura do conto: clímax e desfecho; leitura
de narrativas, com elaboração de enredos; ressignificação dos elementos da
narrativa; indícios, inferências e hipóteses.
Competências e habilidades: interpretar o texto de forma a compreender
o raciocínio autoral; ressignificar a aprendizagem do volume anterior,
aplicando-a em nova Situação de aprendizagem; apresentar oralmente os
resultados de uma análise em grupo; reconhecer o processo de composição textual
como um conjunto de ações interligadas; ler enunciados; compreender os comandos
apresentados nos enunciados, seguindo orientações; fazer associações entre as
partes do conto; inferir a partir das informações recebidas.
Série/ano: 6º anoas A e B
Professor responsável: Josiani
Fatos e Fotos 6º ano A
Contos selecionados:
- Um Apólogo- Machado de Assis
- Uma Galinha- Clarice Lispector
- Menina Bonita do Laço de Fita-Ana Maria Machado
- O Caso do Espelho- Ricardo Azevedo
- A Menina dos Fósforos- Hans Christian Andersen
Etapas:
- Encontrar o conto escondido;
- Realizar a Leitura;
- Preencher a Ficha de Catalogação;
- Produzir o desfecho.
|
Detetives - Procurando os contos escondidos |
|
Formação das equipes |
|
Leitura do conto encontrado feita pelo líder |
|
Leitura do conto feita pelo líder |
|
Preenchimento de Ficha de Catalogação |
|
Leitura do conto feita pela Líder |
|
Preenchimento da Ficha de Catalogação |
2ª Etapa
- Revisar a Produção Escrita;
- Reescrita;
- Apresentação do desfecho criado.
Fatos e Fotos 6º ano B
Contos selecionados:
- Um Apólogo- Machado de Assis
- Uma Galinha- Clarice Lispector
- Menina Bonita do Laço de Fita-Ana Maria Machado
- O Caso do Espelho- Ricardo Azevedo
- A Menina dos Fósforos- Hans Christian Andersen
Etapas:
- Encontrar o conto;
- Realizar a Leitura;
- Preencher a Ficha de Catalogação;
- Produzir o desfecho.
2ª Etapa
- Revisar a Produção Escrita;
- Reescrita;
- Apresentação do desfecho criado.
Confira alguns vídeos das apresentações!!!
Situação de Aprendizagem 2
"Rodas de Leitura e Pesquisa"
Conteúdos e temas: Roda de leitura - contexto e conteúdo; leitura de história sobre a situação fictícia (caderno curricular); leitura de crônicas; leitura de contos; elaboração de critérios para escolha de livros de leitura; fichas de catalogação de livros; gênero textual resumo.
Competências e habilidades: ampliar os conhecimentos sobre determinado autor para enriquecer as antecipações e interpretações de sua obra literária; utilizar como critério o conhecimento que se tem do autor para escolher um livro para a leitura; confrontar diferentes impressões e interpretações sobre o modo de escrever de determinado autor; compartilhar experiências leitoras; refletir sobre os critérios de seleção dos livros, ampliando-os ou modificando-os a partir de discussões coletivas; identificar problemas a partir da observação da realidade; confrontar diferentes impressões e interpretações sobre as características discursivas de determinado gênero literário.
Séries/Anos: 6º anos A e B
Professora responsável: Josiani
Fatos e Fotos -6º ano A
Fatos e Fotos - 6º ano B
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 2
ESCREVENDO
NOTÍCIAS PARA O PROJETO
SÉRIE: 7 º anos A e B
Conteúdos
e temas:
estudo
do gênero “notícia”; leitura de notícias de jornal; escrita de
notícias; análise das principais notícias de um jornal.
Competências
e habilidades:
retomar
os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores do gênero
“notícia”; reconhecer diferenças e semelhanças entre gêneros
de mesma tipologia; identificar
gêneros textuais mesmo que desconectados de seu contexto mais usual;
identificar
valores de dada cultura e sociedade em notícias de jornal.
1º Dia- 2º
Semestre- 2018
Acolhimento
Dinâmica: Sonhos
Objetivos: Fazer com que os alunos reflitam
sobre a responsabilidade de seus atos durante seus relacionamentos.
Materiais necessários: balões coloridos, pedaços de papel e
caneta.
Desenvolvimento: Distribuição de um balão para cada
aluno. A professora pediu para que os alunos pensassem nas coisas boas que
ainda pretendem realizar: sonhos, anseios, sonhos materiais ou conquistas
pessoais. Mentalizando tudo isso, cada um deveria escrever no papel um sonho a
ser conquistado e no verso do mesmo deveriam escrever algo que ainda precisam
fazer para serem alunos melhores. Depois disso, cada um deveria encher o balão
do "sonho" com o papel inserido no mesmo, empregando toda energia,
vontade e força, ou seja, transferindo para o balão toda a "ação"
necessária para o alcance de seus objetivos e metas. Após, deveriam atentar-se
para os seguintes comandos: ao sinal da condutora, deveriam "administrar
" os seus balões (sonhos) sozinhos. Depois de outro sinal deveriam ajudar
outro colega a "cuidar" do sonho dele. Eram lembrados de que o desafio era
manter todos os balões sustentados no ar! No último toque, deveriam colaborar
com todos para evitar que seus "sonhos" estourassem ou caíssem no
chão, porém com um dificultador: a professora tocaria em alguns alunos para
saírem da roda, deixando a cargo de quem permanecesse a missão de sustentar todos
os balões. Durante a dinâmica a educadora esclareceu que, dentro de cada balão,
estão os projetos, os anseios de cada um e que agora todos foram responsáveis
de alguma forma pelas "conquistas" de alguém. Por isso é importante saber
que, assim como levamos conosco, sem estourar, nosso balão cheio de sonhos, na
vida também teremos em nossas mãos pessoas com anseios e esperanças. Os alunos deveriam ficar conscientes
de que todos apresentam fragilidades e virtudes, e, além disso, há sempre o
que melhorar. Por fim, durante a socialização, cada um escolheu um balão de
forma aleatória, estourando-o e lendo o que foi escrito, na oportunidade o dono
do sonho se identificava.
Alunos envolvidos: 6º anos A e B
Profª responsável: Josiani
Situação de
Aprendizagem 7 “ Produzindo uma crônica narrativa”
Descrição da atividade: Divididos em grupos os alunos analisaram os
suportes de escrita: jornais, livros e revistas. Posteriormente observaram as
diferenças e semelhanças entre esses suportes seguindo o roteiro de questões
propostas no quadro organizativo do caderno do aluno. Por fim, socializaram
suas análises. A presente atividade faz parte da S.A. 7 que culminará em produções escritas do gênero: crônica narrativa.
Alunos: 6º anos A e B
Professora: Josi
📕📙📘📗Compartilhando leituras...
Situação de Aprendizagem 4: " Procurando textos narrativos na biblioteca".
Descrição: A atividade tem como objetivo primordial o desenvolvimento da oralidade e competência leitora. Após a seleção de textos da tipologia narrativa, de gêneros diversos, como: contos, crônicas, narrativas de suspense, terror e mistério, os alunos puderam compartilhar as leituras que fizeram com os colegas e acrescentar suas impressões das obras apreciadas.
Anos: 6º anos A e B
Professoras Responsáveis: Josiani- Língua Portuguesa
Sala de Leitura: Profª Eleana
|
Aluno Eduardo socializando narrativa lida. |
|
Aluno Eduardo 6º ano A |
📕📙📘📗Filme: The Fantastic Flying Books...
Mr. Morris Lessmore
Situação de Aprendizagem 4: " Procurando textos narrativos na biblioteca".
Descrição- Seção: Oralidade. Análise de um filme curta-metragem no qual não há falas das personagens, entretanto elas agem na história, desenvolvendo assim o enredo. Houve intensa reflexão acerca do enredo da narrativa cinematográfica, extraindo dela ensinamentos e saberes ligados à linguagem, expressão, imaginação e importância da leitura. Em seguida, os alunos puderam escolher livremente um livro para iniciarem uma leitura deleite.
Professora Responsável: Josiani- Língua Portuguesa
|
Escolha de livros- 6º ano B |
Atividades da Profª Maísa ( 7ªA )
Relatos e Autobiografia.
Atividades da Profª Maísa
Projetos e Atividades do 2ºSemestre de 2017
"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro."
Samuel Johnson
Projeto: Leitura Lúdica
Professoras responsáveis: Josiani, Roseli e Eleana.
Parceiros: Sala de Leitura e Unesp
Público-alvo: 6º e 7º anos
Objetivos gerais: Promover a leitura de forma lúdica, atrelada às sequências didáticas do currículo de Língua Portuguesa do 7º ano. Tais sequências sugerem a elaboração, divulgação e execução de um projeto de incentivo à Leitura realizado pelos alunos do 7º anos direcionado aos alunos dos 6º anos. Após estudo linguístico, leituras de textos, rodas de leitura e visita à sala de leitura para uma entrevista com a professora responsável, os alunos do 7º anos participaram das atividades do LudiBus (Projeto da Unesp).
|
Divulgação dos projetos da Sala de leitura |
|
Divulgação dos Projetos de Leitura |
|
Divulgação dos Projetos de Leitura |
|
Divulgando no 7º ano B |
|
Divulgando os Projetos de Leitura |
|
Divulgando os projetos de leitura para os alunos dos 6º anos |
|
Adicionar legenda |
|
Alunos realizando jogos educativos |
|
Fantasias e atividades dentro do ônibus |
|
Roda de leitura |
|
Roda de leitura- Contos |
|
Roda de leitura |
|
Leitura de conto em voz alta feita pela professora |
|
Jogos, brincadeiras e muita diversão! |
|
Jogos, brincadeiras e muita diversão! |
|
Jogos, brincadeiras e muita diversão! |
|
Parceira nota 10! Professora Eleana- responsável pela Sala de leitura |
|
Alunas do 7º ano A e professora Terezinha- parceira nas ações de incentivo à Leitura. |
Mural de Poesias
Projeto: Concurso Zênite de Poesias- 8º anos A e B
Objetivos gerais: Ampliar a aquisição da competência leitora e escritora, estudar as caraterísticas do gênero poesia e linguagem poética.
Tema: Sonho e família
Parceiros: professoras Josiani, Clara, Laura e Denise Brabo.
|
Mural com as poesias |
|
Professoras e alunas finalizando o mural |
Projeto: "Semeando a leitura" - 7º anos
|
Projeto: "Semeando a leitura" - 7º Ano B |
|
Professoras envolvidas: Terezinha, Josiani e Eleana |
|
Aluno Felipe do 7º B indicando a leitura |
|
Momento: Experiência de leitura |
|
Aluna Jeniffer do 7º ano B indicando a leitura |
|
Aluna Sara- 7º ano B |
|
Aluna Gabriela- 7º ano B |
|
Exibição do vídeo: The Fantastic Flying Books- curta metragem de Mr. Morris Lessmore |
Projeto: Visita à fábrica- 8º e 7º anos
|
Um pouco sobre a história da marca Coca-Cola |
|
Alunos do 8º Ano A |
|
História da Coca-Cola |
|
Missão, visão e valores de uma empresa mundialmente reconhecida |
|
Análise da publicidade da marca |
|
Análise da publicidade da marca |
|
Observação de sistema de tratamento de água desenvolvido na indústria
Aulas de Língua Portuguesa- 8º ano B
|
|
Exposição em mural de anúncios publicitários- 8º ano B |
|
Mural- 8º ano B |
|
Produções- Versão Final |
|
Produção- Versão Final |
|
Produção- Versão Final |
|
Produção- Versão final |
|
Produção- Versão final |
|
Produção- Versão Final |
|
Situação de Aprendizagem 4 " Produzindo anúncio publicitário" 8ºAno B |
|
Elaborando os esboços dos anúncios |
|
Análise e reelaboração das produções |
|
Produção dos anúncios publicitários
Aulas de Língua Portuguesa- 7º anos
|
|
Apropriação do acervo da Sala de Leitura da escola |
|
Compartilhando leituras- Gênero: Contos- 7º ano B |
|
Socialização de leituras de contos-7ºano B |
|
Compartilhando leituras- 7º ano B |
|
Compartilhando leituras- gênero: contos- 7º ano A |
|
Compartilhando leituras- 7º ano A |
|
Socialização de leitura de conto- 7º ano A |
|
Socialização de leitura de contos- 7º ano A |
|
Compartilhando leituras- 7º ano A |
Terça-feira, 22 de setembro de 2015
Praticando esportes:Volei- Profª Laura - 7ºanos
LEITURA DE CONTOS - PROFª VERIDIANA- 7º ANOS
ELETIVA "EU ESCRITOR"
Professoras Lilamar, Veridiana e Salete
Roda de Histórias - 6º ano A - Professora Veridiana
Nenhum comentário:
Postar um comentário